Províncias

Colheita de arroz em alta

Weza Pascoal| Menongue

Mais de 3.150 toneladas de arroz, das 3.500 previstas foram colhidas na presente campanha agrícola, na fazenda Agro-industrial do Longa, no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango.

Milhares de toneladas foram colhidas numa área onde foram lançadas as sementeiras no ano passado
Fotografia: Carlos Paulino

O técnico da fazenda, Adriano do Rosário, que prestou a informação no final de uma visita que as autoridades tradicionais efectuaram ao empreendimento, disse que as toneladas de arroz foram colhidas numa área de cerca de 900 hectares, dos mil hectares, onde foram lançadas as sementeiras em Novembro do ano passado, que correspondem a mais de 90 por cento da produção.
A fazenda conta com 160 trabalhadores angolanos e 40 chineses que asseguram que a produção e a colheita do arroz sejam feitas da melhor maneira e o processo corra sem alterações.
Após a fase da colheita, disse que o próximo passo consiste na preparação da terra para a nova plantação de arroz, sublinhando que neste momento estão a ser embalados sacos de arroz de cinco, 25 e 50 quilos.
“Acredito que o projecto do arroz vai impulsionar o desenvolvimento da província em termos de produção, de modo a aumentar a oferta de produtos e bens para a melhoria de vida das populações”, disse.A autoridade tradicional do Menongue, António Augusto, impressionado pelo trabalho desenvolvido na fazenda Agro-industrial do Longa, considerou uma mais-valia para a província que, no passado, não dispunha de um projecto desta natureza que vai contribuir para a melhoria das condições de vida das populações.

Tempo

Multimédia