Províncias

Comboio vai apitar amanhã entre Lubango e Menongue

Carlos Paulino | Menongue

A primeira viagem experimental de comboio de passageiros e mercadorias entre as cidades de Lubango (província da Huíla) e de Menongue (Kuando-Kubango) acontece amanhã.

Obras da linha-férrea estão concluídas
Fotografia: Carlos Paulino| Menongue

A primeira viagem experimental de comboio de passageiros e mercadorias entre as cidades de Lubango (província da Huíla) e de Menongue (Kuando-Kubango) acontece amanhã.
Segundo um documento da direcção provincial dos Transportes, Telecomunicações e Tecnologia de Informação, que o Jornal de Angola teve acesso, o facto acontece 31 anos depois de ser interrompida a circulação ferroviária no Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, entre as duas localidades.
O presidente do Conselho de Administração (PCA) do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, Daniel Quipaxe, afirmou que a viagem experimental visa testar a fiabilidade do troço, a ser inaugurado em finais do mês em curso.
Daniel Quipaxe assegurou que a reabilitação dos cerca de 700 quilómetros de extensão do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, que vai do porto do Namibe até à cidade de Menongue, está quase concluída, faltando apenas alguns trabalhos no troço Matala/Lubango e Lubango/Namibe e a conclusão da ponte sobre o rio Giraul.
Ao longo do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes estão a ser erguidas 56 estações para o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, segundo Daniel Quipaxe.
O PCA dos Caminhos-de-Ferro de Moçamedes referiu que os trabalhos de reabilitação da linha-férrea foram concluídos em Novembro e este mês o comboio começa a circular com regularidade.
Salientou que as obras das estações decorrem a bom ritmo e ao longo do presente mês a população do Kuando-Kubango vai conhecer uma nova viragem na sua história, com a entrada em funcionamento do comboio.
Uma delegação multi-sectorial, chefiada pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás, vai testemunhar a viajem experimental, que parte do Lubango, passando pela estação da Matala, Kuvango, Cuchi até à cidade de Menongue.

Tempo

Multimédia