Províncias

Contacto directo com a população

O governador da província do Cuando Cubango, Higino Carneiro, realizou fim-de-semana visitas de ajuda e controlo às comunas de Visate e Bondo Caila, município do Cuangar, onde se reuniu com os membros dos conselhos comunais e municipal de auscultação social.

Fotografia: Jornal de Angola

Trata-se de encontros para identificar os problemas e traçar soluções. A autoridade tradicional da comuna do Visate, Joana Linhawane, apontou as estradas, pontes, falta de pensões para os antigos combatentes e o sinal de telecomunicações, como os principais problemas.
Em relação à questão da falta de telecomunicações na comuna, disse que gostava de ver esta questão resolvida a curto prazo, tal como a fome causada pela estiagem que atingiu a comuna durante o último ano agrícola. Apesar das observações feitas, Joana Linhawane não deixou de elogiar os esforços que têm sido desenvolvidos pelo Governo Provincial no sentido de melhorar as condições de vida da população.
O soba da circunscrição do Savate, Alberto Muhundo, afirmou o desejo de ver melhoradas as condições de vida das autoridades tradicionais na comuna e pediu um esforço para que as pensões cheguem.
A questão do reforço dos uniformes para os sobas, aumento de furos de água e a manutenção dos já existentes, assim como o reforço das brigadas de desminagem que operam na comuna, foram outras questões referidas por Muhundo.
Arsénio Claus da Silva, membro do Conselho de Auscultação Social da localidade do Savate, considerou que o reforço do crédito bancário, iniciado pelo Balcão Único do Empreendedor (BUE), pode dinamizar o comércio na comuna. Na sua perspectiva, o reforço do BUE deve contribuir para o desenvolvimento sustentável de Savate, daí a necessidade de ser reforçado o processo de cedência de crédito aos agricultores e comerciantes. Encorajou, ainda, a iniciativa do governador em auscultar os problemas das comunidades.
Em resposta às preocupações apresentadas pelos membros do Conselho de Concertação e Auscultação Social, Higino Carneiro disse que os trabalhos de reabilitação das estradas já estão em curso e decorrem a bom ritmo e garantiu que o sistema de telecomunicações deve chegar à comuna dentro de pouco tempo.
O governador assegurou que vai reforçar o sistema de abastecimento de água e reactivar o processo de atribuição de crédito bancário, através do Balcão Único do Empreendedor (BUE). Na sua deslocação a Visate, Bondo Cailo e Cuangar, o governador visitou obras de impacto social, entre as quais as 15 casas sociais em fase de acabamento, furos de água e escolas. Higino Carneiro esteve no local onde está a ser construída a futura feira do gado, na ponte sobre o Rio Cubango (em fase de acabamento) e na Estrada Nacional 140, que liga a comuna do Caiundo (Menongue) ao posto fronteiriço do Catuitui.
Com o mesmo propósito, reuniu-se com os membros da Administração Municipal do Cuangar e com os membros do Conselho de Auscultação Social daquela municipalidade.
No posto fronteiriço de Catuitu, o governador teve um encontro de trabalho com a delegação aduaneira e auscultou os empresários e investidores locais e estrangeiros.

Tempo

Multimédia