Províncias

Cuando Cubango espera por 70 médicos

Weza Pascoal / Menongue

O director provincial da Saúde do Cuando Cubango, Lucas Dala, disse ontem ao Jornal de Angola  que o sector que dirige espera receber 76 técnicos que serão admitidos através do concurso público nacional.

Lucas Dala explicou que a província precisa de 70 médicos, três enfermeiros licenciados de 3ª classe, três técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica de 2ª classe.
O responsável sublinhou que o município de Menongue vai receber o maior número de técnicos, num total de 56 profissionais, dos quais 24 vão assegurar os  serviços no Hospital Geral da cidade. O município do Cuchi vai ter  mais cinco técnicos, Cuito Cuanavale quatro, Cuangar e Rivungo três cada, Calai e Mavinga com dois cada e Dirico  apenas um .   “A localidade de Rivungo vai contar,  pela primeira vez , com três médicos.  o Nancova vai continuar sem médicos, porque o Ministério da Saúde não disponibilizou vagas para esta localidade, que tem um hospital municipal  abandonado por falta de técnicos e equipamentos”, disse.
Lucas Dala disse que o sector da Saúde no Cuando Cubango para estar bem servido ,em termos de técnicos, tem de admitir , pelo menos, 300 médicos de diversas especialidades e cerca de 100 enfermeiros licenciados.
“Actualmente a província conta com 69 médicos e o rácio é de um médico para mais de três mil habitantes.  Veja que temos 1.400 profissionais, entre médicos, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, especialistas de diagnóstico, terapeutas, e pessoal administrativo”, adiantou .
A falta de recursos humanos, meios técnicos, ambulâncias, viaturas de apoio adaptáveis a todo o terreno, disponibilidade financeira, constitui, segundo o responsável da Saúde, o ponto de estrangulamento do sector.
A rede sanitária da província  é composta por 110 unidades sanitárias, das quais 82 são postos de saúde, 19 centros  médicos  e cinco hospitais, concretamente, um  com o estatuto de geral, quatro municipais, um  pediátrico e outro materno infantil.

Tempo

Multimédia