Províncias

Defendido maior rigor dos professores

O director da Educação no Cuando Cubango, Miguel Canhime, defendeu terça-feira a necessidade de os professores aplicarem, com maior rigor, os conhecimentos pedagógicos para benefício dos alunos.

Mais rigor na transmissão de conhecimentos pedagógicos foi solicitado aos docentes
Fotografia: Paulo Mulaza

O responsável disse ser necessário que os professores apliquem ao máximo os conhecimentos pedagógicos adquiridos durante a formação académica, no sentido de melhorarem o ensino.
Miguel Canhime referiu que os professores devem aplicar-se mais e mostrar dedicação ao trabalho, aos alunos e superiores hierárquicos.
O director reconheceu a melhoria da qualidade do ensino, apontando como factor determinante a formação de professores na Escola Superior Politécnica de Menongue, agregada à Universidade Cuito Cuanavale. Miguel Canhime revelou que os quadros do sector da Educação têm realizado encontros de reflexão sobre a qualidade do ensino, a relação entre professor e aluno, bem como o comportamento dos professores e dos alunos nas salas de aula. “Discutimos estes assuntos para melhorar o funcionamento das nossas instituições”, explicou.

Habitações no Cubango

As primeiras 20 habitações sociais, de um total de 200, no município do Cuvango, província da Huíla, estão concluídas, revelou ontem o administrador Miguel Luís.
O administrador municipal referiu que, neste momento, estão a ser instaladas as redes básicas.Miguel Luís disse ainda que a Administração Municipal concedeu 40 lotes a professores e enfermeiros, para que estes possam erguer habitações por conta própria.
Além das casas sociais, foram entregues à municipalidade duas escolas do ensino primário, sendo uma de 12 salas na Matala e outra de seis na comuna do Galangue.
As estruturas sociais foram construídas no quadro do Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, que contempla ainda um hospital comunal e um posto policial na comuna do Vicungo.
Miguel Luís anunciou que, em breve, vai ser reinaugurado o comando municipal da Polícia Nacional, que foi reabilitado e apetrechado.
O município do Cuvango dedica-se sobretudo a agricultura  e pecuária. possui uma popuação estimada em 75.805 habitantes. A sua sede está localizada  a cerca 317 quilómetros a Leste d a cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

Tempo

Multimédia