Províncias

Destacada importância do aleitamento materno

O aleitamento materno contém todos os componentes nutritivos indispensáveis ao crescimento saudável do bebé, sobretudo nos primeiros meses de vida, recordou numa conferência, na capital do Cuando Cubango, a directora da maternidade de Menongue.

Delfina Jamba, que dissertava sobre “ A mulher e a Maternidade”, numa conferência promovida pela Rádio Cuando Cubango, integrada nas comemorações do “Março - Mulher”, disse que durante os primeiros seis meses de vida a criança deve alimentar-se apenas do leite materno e evitar qualquer alimento adicional.
O recém-nascido, afirmou, não pode ter outro tipo de alimento porque o intestino não está preparado para digeri-lo e se tiver está sujeito a problemas gástricos e intestinais.
A oradora referiu que as mães devem evitar que os seus bebés sejam alimentados por outras pessoas para evitarem “doenças oportunistas”. />
Produtos de higiene íntima

A especialista em ciências farmacêutica Branca Chimuco salientou, numa outra conferência, igualmente em Menongue e integrada nas comemorações do “Março Mulher”, a importância da higiene íntima.
A especialista disse que o uso excessivo de produtos de higiene íntima pode causar lesões aos órgãos genitais.
O órgão genital feminino, por si só, sublinhou, já possui alguns elementos ácidos e próprios para prevenir o órgão da invasão por microrganismos oportunistas vectores de numerosas doenças.

Tempo

Multimédia