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Educação admite sanções aos professores faltosos

Carlos Paulino | Menongue

Os professores do município de Menongue que faltarem às aulas a partir de segunda-feira vão ser punidos, disse o chefe da repartição local da Educação, Ciência e Tecnologia.

Exortou igualmente os alunos a regressarem em massa às escolas, neste início do segundo trimestre do ano lectivo de 2014, sob pena de também serem alvo de sanções disciplinares.
O chefe de repartição falava durante o encerramento de uma acção de dez dias destinada à actualização de conhecimentos de 150 directores, subdirectores, professores e chefes de secretaria, de 84 escolas do município de Menongue.
Emílio Cassay sublinhou que terminada a pausa pedagógica, devido à realização do Censo Geral da População e Habitação, todos os professores e alunos devem empenhar-se cada vez mais nas suas actividades, de forma a colaborarem numa melhoria do sistema de ensino e no  cumprimento das metas do sector.
“Depois de um período de actualização, abrem-se novas expectativas, uma vez que o município de Menongue passa a contar com a revitalização do processo de ensino e de aprendizagem, com vista a melhorar o sistema educativo”, disse. Durante a formação, os participantes foram munidos de conhecimentos sobre práticas administrativas, função do secretariado, qualidade do técnico, organização do serviço, preparação de reuniões, classificação de documentos, entre outros temas.
Emílio Cassay disse que a forma institucional das escolas e a sua capacidade de gestão só é possível através da construção da cultura de auto avaliação dos quadros e da participação da comunidade escolar, na busca de soluções para os problemas encontrados no contexto socioeducativo, que envolve as escolas.
O administrador municipal de Menongue, Miguel Dala Popular, pediu aos
formandos que se comprometam a fundo, para o sucesso do processo do ensino e aprendizagem, e a melhoria da qualidade da educação na região.
Salientou, ainda, que é uma preocupação das autoridades levar a cabo, de forma continuada, acções de actualização para os gestores escolares, para que estejam em à altura de corresponder às expectativas de um bom sistema educativo.
Miguel Dala Popular referiu que é preciso criar uma dinâmica na actividade quotidiana nas escolas e estabelecer uma grande relação entre professor e aluno, e vice-versa, para que de uma forma geral se possa fortalecer cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem.

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