Províncias

Elefantes e javalis destroem lavras

Pelo menos dezoito elefantes e seis javalis destruíram, nos últimos sete dias, várias lavras de massango, massambala e milho, nos municípios de Cuangar e Calai, província do Kuando-Kubango.

Caso a situação persista camponeses perspectivam péssimas colheitas
Fotografia: Pedro Miguel

Pelo menos dezoito elefantes e seis javalis destruíram, nos últimos sete dias, várias lavras de massango, massambala e milho, nos municípios de Cuangar e Calai, província do Kuando-Kubango, soube quarta-feira a Angop junto dos camponeses das duas localidades.
De acordo com Kapango Mutango, que falou em representação dos camponeses, dez elefantes foram vistos no município do Cuangar e oito em Calai.
Já os seis javalis danificaram lavras no município de Calai.
Referiu que os camponeses das áreas de Mukepe e Kandendele (Calai) estão preocupados com a situação, tendo, em função deste facto, perspectivado uma má colheita de cereais para o ano agrícola em curso.
Nos dois municípios, em que a população é maioritariamente camponesa, são cultivados frequentemente produtos como massango, massambala, feijão-frade, mandioca, milho, batata rena, doce e hortícolas diversas, com realce para tomate, cebola, repolho, couve e cenoura.

Tempo

Multimédia