Províncias

Empregadores e técnicos ocultam registos de casos

Cláudia Muhatili | Menongue

Muitos empregadores e empregados continuam a ocultar casos de acidentes de trabalho, disse, ontem, em Menongue, o inspector-geral do Trabalho do Cuando Cubango.

Joaquina Kalenga acusa empresas da província de ocultarem os acidentes de trabalho
Fotografia: Cláudio Muhatili | Menongue

Joaquina Kalenga falava durante uma palestra em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no
Trabalho e referiu que "a irresponsabilidade dos empregadores e a insegurança de alguns trabalhadores" é um dos motivos que provoca a ausência de denúncias de casos de acidentes durante as jornadas laborais. A chefe de departamento da Inspecção disse que, durante o ano, a instituição não recebeu qualquer informação de acidentes de trabalhos. “Isso não quer dizer que estes deixaram de existir, pois o que acontece é que os trabalhadores são inseguros e desconhecem os seus direitos e deveres, situação bem aproveitada por empregadores”.
Face a estes problemas, Joaquina Kalenga acrescentou que a instituição que dirige tem em agenda  palestras em várias empresas, com o objectivo de ajudar a prevenir os acidentes de trabalho, doenças profissionais e qualquer outro atentado à saúde dos trabalhadores e orientar as empresas a reduzirem os riscos inerentes ao ambiente laboral.

Tempo

Multimédia