Províncias

Escola do futuro já fez graduados

Carlos Paulino| Menongue

Os primeiros 39 finalistas da Escola de Professores do Futuro, afecta à organização Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), receberam no final de semana os seus certificados na comuna de Missombo, cerca de 15 quilómetros da cidade de Menongue, no Cuando Cubango.

O sistema de ensino e aprendizagem em comunidades rurais do Cuando Cubango vai melhorar com a inserção de mais professores
Fotografia: Eduardo Pedro |

Preparados para trabalharem nas zonas rurais, os professores primários foram formados durante três anos em matérias relacionadas com práticas pedagógicas e uma viagem de quatro meses para a troca de experiências no Botswana, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
O representante da ADDP em Angola, Henning Bo Hoeir, disse que a formação iniciada em 2013 nas Escolas de Professores do Futuro produziu 266 docentes diplomado em 14 províncias. Henning Bo Hoeirdestacou as províncias do Huambo e Cuando Cubango, que lançaram este ano os primeiros finalistas.
Segundo Henning Bo Hoeir, desde a sua instalação em 1995 em Angola, a ADDP já formou 8.566 professores, “com capacidade e experiência suficiente para atingirem os corações das pessoas com mensagens vitais que servem de aprendizagem crucial no meio rural”. Os professores aprendem métodos de ensino inovadores para promover a agricultura sustentável e o combate à malária, às doenças respiratórias e diarreicas agudas, ao vírus da sida, à tuberculose e outras patologias que enfermam as comunidades.
O director provincial da Educação, Miguel Kanhime, disse que o sector vai envidar esforços para os professores formados serem inseridos no sistema educativo, em função dacarência verificada, sobretudo, nas zonas rurais. O vice-governador para o sector Político e Social, Pedro Camelo, desejou sucessos aos finalistas e disse esperar deles uma colaboração que reduza os problemas da Educação. Neste momento, a Escola de Professores do Futuro do Cuando Cubango está a formar 180 alunos, 90dos quais do 3.º Ano e igual número do 2.º Ano. Para o próximo ano lectivo, estão disponíveis 75 vagas para candidatos.

Tempo

Multimédia