Províncias

Escolas registam fraca presença de alunos

Cláudia Muhatili | Menongue

O vice-governador provincial do Cuando Cubango para o sector político e social, Pedro Camelo, visitou terça-feira dez escolas do I e II Ciclo do Ensino de Base,situada na cidade de Menongue, nas quais verificou existir ainda uma fraca presença de alunos e professores, quando o período de aulas já vai na sua segunda semana.

Pais e encarregados de educação da região foram aconselhados a incentivarem os alunos a não faltarem às aulas
Fotografia: Dombele Bernardo

Aborrecido com a situação menos boa nas escolas dacapital do Cuando Cubango, Pedro Camelodisse que esta prática está a ser habitual. Todos os anos, no início do ano lectivo, verifica-se esta situação.
Para acabar com este ciclo vicioso, o governante orientou os responsáveisdos estabelecimentos escolares a serem implacáveis na marcação de faltas e, se necessário,instaurarem processos disciplinares.
“Em cada exercício económico o Estado angolano gastagrandes quantidades de dinheiro para o sector daEducação e é muitotriste ver as escolas vazias”, sublinhou o vice-governador, apelando aos encarregados de educação paralevarem os filhos à escola e aos professores para voltarem às salas de aulacom toda a urgência que se impõe, para que o ano lectivo ganhe o ritmoque se deseja em toda a extensão da província.
Para os professores que teimam em não aparecer e atrapalhar o trabalho programado para o presente anolectivo, Pedro Camelo recomendou que os directores das escolas marquem faltas, para que no fim do mês sejam descontados dos seus ordenados e, deacordo com a Lei Geral do Trabalho, se instaure um processo disciplinar, paraconstar no processo individual de cada um. Outra chamada de atenção foi feita aos empreiteiros, professores, alunos e população em geral no sentido de conservarem as infra-estruturasescolares.
“Durante a visita,verificámos que algumas escolas, mesmo sendo novas, ainda não possuem todos apetrechos, enquanto outras apresentam fissuras, paredes sujas com dizeres obscenos e coberturas de chapas muito velhas, aspectos que  seguramente vamos  procurar ultrapassar”, disse Pedro Camelo. O vice-governador para o sector político e social da província do Cuando Cubango fez-se acompanhar na visita da administradora adjunta do município de Menongue para o sector social, Felistance Armando, inspectores provinciais do Ensino e membros da Direcção Provincial de Educação, entre outros convidados.

Tempo

Multimédia