Províncias

Especialistas da província dotados de conhecimentos

Lourenço Bule | Menongue

Técnicos da Direcção Provincial da Indústria, Geologia e Minas, das administrações municipais e das empresas mineiras que operam na província do Cuando Cubango concluíram com êxito, na cidade de Menongue, o primeiro curso de formação do Código Mineiro, com vista a melhorar as competências profissionais dos especialistas do ramo, de modo a enfrentarem com rigor os desafios futuros.

A formação, ministrada pela empresa Angola American Academy em parceria com a Direcção Provincial da Indústria e da Geologia e Minas, serviu para munir os participantes de técnicas sobre a prospecção, exploração e comercialização de minérios, condicionantes administrativas e as infra-estruturas a criar.
O director provincial da Geologia e Minas, Bento Xavier, disse que iniciativas do género devem ser seguidas por vários sectores dos diferentes ramo de actividade, desde empresários e outros intervenientes do processo de desenvolvimento do Cuando Cubango.
 Lembrou que o reforço e a conservação das relações entre o sector privado e o governo da província do Cuando Cubango constitui um desafio que vai continuar a dominar o centro das atenções e sinal de esperança de uma região melhor. />Bento Xavier apontou como solução do reforço e a conservação das relações entre o sector privado e o Governo, o aumento dos recursos humanos e, neste aspecto, a Angola American Academy é a principal parceira pela grande importância que tem no processo de formação dos quadros nos mais variados sectores da província, em função da carência de quadros.
O director provincial da Geologia e Minas, Bento Xavier,  reconheceu que a província do Cuando Cubango é rica em recursos minerais e om esta formação dirigida aos quadros do sector, abre-se uma nova era que tem como missão principal arrecadar receitas para os cofres do Estado.
O responsável informou que na província do Cuando Cubango operam 16 empresas do ramo mineiro, um número considerado baixo, dadas as potencialidades da província.

Tempo

Multimédia