Províncias

Estudantes deram sangue

Carlos Paulino | Menongue

Um grupo de 130 estudantes da Escola de Alfabetização Jamba deu ontem sangue ao hospital central de Menongue, no quadro das festividades do 12º aniversário da paz.A iniciativa surge em resposta aos vários gritos de socorro das autoridades sanitárias do Cuando Cubango, devido à falta de sangue.

Iniciativa dos estudantes surge em resposta aos pedidos de socorro das autoridades sanitárias
Fotografia: Carlos Paulino


O director do Hospital Central de Menongue, Jacinto Guedes, considerou o gesto dos estudantes um símbolo do amor ao próximo e disse que o sangue doado vai ajudar a suprir parte da carência que a unidade enfrenta.
“Penso que foi um acto importante e aproveito para agradecer, em nome da direcção do hospital, na expectativa de que acções deste género se repitam mais vezes, não apenas pelos estudantes, mas também por outras instituições e pessoas singulares”, disse.
A falta de sangue e de dadores voluntários nesta unidade hospitalar, tem levado muitos pacientes internados e que necessitam de transfusão a recorrerem aos familiares ou a amigos de boa vontade. O coordenador da Escola de Alfabetização Jamba, Fernando Jamba Wahangua, disse que se tratou de um gesto de solidariedade, enquadrado nos festejos da conquista da paz, que têm contribuído para o desenvolvimento socioeconómico do país e para o bem-estar dos angolanos.
Além da doação de sangue, os estudantes entregaram frutas e sumo aos doentes internados.
“Vamos continuar com acções deste tipo, não apenas no hospital central de Menongue, mas também em outras instituições que têm falta de apoio”, disse, acrescentando que o Executivo não pode resolver todos os problemas da população, pois é necessário que outras organizações, instituições e ainda pessoas singulares dêem também o seu contributo.
Fundada em 2002, a Escola de Alfabetização Jamba, situada nos arredores de Menongue, já formou mais de 700 alfabetizados que, devido ao conflito armado, não tiveram oportunidade de estudar.

Tempo

Multimédia