Províncias

Fábrica começa a produzir sabão líquido

Nicolau Vasco | Menongue

Uma fábrica a ser instalada no município de Menongue, província do Kuando-Kubango, começa a produzir em Junho próximo, numa primeira fase, cinco mil litros de detergentes domésticos, dentre os quais sabão em líquido.

Unidade de Menongue vai produzir milhares de litros por dia de detergentes para a louça
Fotografia: Paulo Mulaza

O responsável da empresa Madeco, Peter Emonhi, que revelou o facto na segunda-feira, acrescentou que a fábrica vai ocupar uma área de dois mil metros quadrados.
Peter Emonhi salientou que a empresa vai produzir, no auge da produção, cerca de 30 mil litros por dia de sabão em líquido, para a lavagem de louça, roupa, chão e viaturas.
Orçada em 500 milhões de dólares (50 mil milhões de kwanzas), a fábrica de detergentes deve funcionar com 200 empregos directos e indirectos.
Para assegurar o melhor funcionamento da fábrica, mais de 50 jovens estão, desde segunda-feira, na cidade de Menongue, a participar num ciclo de formação de 21 dias.
O responsável da empresa Madeco, Peter Emonhi, disse que, durante a formação, os participantes vão aprender técnicas de manuseamento dos equipamentos, timbragem, mistura de produtos, entre outras práticas, pois, referiu, que só assim estarão aptos.Peter Emonhi salientou ainda que, durante seis meses, a empresa vai funcionar em instalações provisórias, enquanto decorre a construção da futura fábrica, na localidade de Saul, arredores da cidade de Menongue.

Baixa de preços

O representante da direcção provincial do Comércio do Kuando-Kubango, Alberto Bonito, considerou que a entrada em funcionamento da fábrica, vai provocar a redução dos preços dos detergentes no mercado informal e paralelos. “É necessário que os produtos baixem na província para o bem de todos”. Diversos empresários e pessoas singulares vão deixar de buscar os produtos nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e noutros países, como a Namíbia, África do Sul e Portugal”, esclareceu Alberto Bonito.

Tempo

Multimédia