Províncias

Faculdade de Medicina em Menongue

Arão Martins | Lubango

A província do Cuando Cubando vai dispor de uma Faculdade de Medicina, anunciou, na cidade do Lubango, o governador Higino Carneiro, depois de um encontro com o reitor em exercício da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Abraão Mulangi, e médicos recém-formados.

Para pôr em funcionamento a primeira Faculdade de Medicina do Cuando Cubango, num processo que já está em curso, o Governo Provincial vai contratar docentes e assistentes. Higino Carneiro afirmou que a criação da faculdade vai, além da formação local de quadros do sector, contribuir para a melhoria da qualidade da assistência sanitária às populações que vivem nas aldeias, nas comunas e nas sedes dos municípios.
O governador do Cuando Cubango esclareceu que, no âmbito da selecção, os médicos formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Mandume, sobretudo os que tiverem melhores notas, vão ser contratados.
O governador provincial informou que, por indicação do Ministério do Ensino Superior, e do Ministério da Saúde, há a necessidade de promover cursos de especialidade a nível local. “Estamos a criar condições para assegurar o alojamento não só para aqueles que estão a residir na província, mas para os que vêm de outras partes do país e querem frequentar os cursos a ministrar na cidade de Menongue”, disse.
Higino Carneiro anunciou que, nos próximos dias, o Governo Provincial do Cuando Cubango vai lançar um concurso na área da saúde, para a admissão de 500 funcionários, entre médicos, técnicos auxiliares e trabalhadores administrativos.  Está também prevista  a admissão de professores.

Tempo

Multimédia