Províncias

Falta de peças de reposição está a dificultar distribuição

Weza Pascoal | Menongue

A escassez de peças de reposição no mercado nacional para a manutenção dos grupos geradores da central térmica de Menongue está a dificultar o fornecimento de energia eléctrica à população, disse quinta-feira, naquela cidade, o secretário de Estado da Energia e Águas.

Central térmica tem funcionamento limitado
Fotografia: Arimateia Baptista |

Joaquim Ventura, que efectuou uma visita de trabalho de dois dias ao Cuando Cubango, para constatar o grau de operacionalidade das centrais térmicas de Menongue e do Cuito Cuanavale e das respectivas redes de distribuição de média e baixa tensão, disse que os oito megawatts, dos dez inicialmente instalados, produzidos diariamente, não satisfazem a procura, devido ao surgimento de novas zonas residenciais e a retirada em serviço de dois grupos geradores para manutenção.
De acordo com Joaquim Ventura, o Ministério da Energia e Águas está empenhado no aumento da capacidade domiciliar de corrente eléctrica para a população da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, com a construção, nos próximos tempos, de uma nova central térmica de 20 megawatts.
Apesar de algumas limitações, o secretário de Estado da Energia e Águas considerou positivo o grau de operacionalidade da central térmica de Menongue, que está a ser assegurada por cinco geradores em funcionamento, que garantem a distribuição de energia à cidade 24 horas por dia. “Estamos satisfeitos, porque são técnicos angolanos, formados no âmbito do projecto de melhoramento dos serviços públicos, que têm feito a manutenção da central térmica, da rede de distribuição e estão a fazer muito bem os seus trabalhos”, disse.
Joaquim Ventura acrescentou que urge a necessidade de olhar-se para os novos desafios do sector, de aumentar-se a capacidade de produção e a taxa de acesso em função da rede de distribuição de energia, no quadro do programa de melhoramento de serviços públicos à população.
Durante os dois dias de trabalho na província do Cuando Cubango, o secretário de Estado visitou a central térmica de Menongue, a rede local de distribuição de energia e o local onde vai ser instalada a nova central térmica de 20 megawatts, no bairro Samuel.

Tempo

Multimédia