Províncias

Falta de prevenção eleva as ocorrências de tuberculose

Um total de 215 casos de tuberculose foram registados de Janeiro a Agosto pelo Hospital Sanatório do Cuando Cubango, informou quinta-feira, em Menongue, o director da instituição.


Aberto Funvu referiu que durante o período em análise houve o registo de nove mortes e 102 pacientes foram curados, número superior do de 2014. “O hospital assiste 15 pacientes internados e 33 em tratamento ambulatório e tem capacidade para 20 camas, número insuficiente, pois trata-se de um hospital de referência na região, que atende doentes provenientes dos nove municípios.”
 Em função deste défice no internamento, Alberto Funvu disse que muitos pacientes com a patologia não bastante avançada optam pelo tratamento ambulatório. “Para permitir que muitos doentes regressem ao tratamento, a instituição tem promovido acções de sensibilização dirigidas às famílias.”
O director do sanatório do Cuando Cubango apontou o uso excessivo do consumo de álcool e a fraca alimentação como uma das principais causas do aumento de casos, cujo tratamento demora entre seis a oito meses.
Alberto Funvu defendeu a necessidade de as pessoas recorrerem, sempre que sentir em sintomas, às unidades hospitalares, com destaque para a tosse, febres constantes, emagrecimento progressivo e suor no período nocturno.O atendimento no Hospital Sanatório do Cuando Cubango é assegurado por dois médicos, um nacional e outro sul-coreano.

Tempo

Multimédia