Províncias

Feira do inventor procura jovens talentos

Nicolau Vasco | Menongue

Uma delegação do centro nacional de tecnologias, chefiada por Alfredo Jamba, promove, na cidade de Menongue, um ciclo de conferências dirigido aos estudantes do ensino médio e superior, com o propósito de incentivar os jovens da região a participarem na próxima edição da feira do inventor/criador, a decorrer de 13 a 16 de Setembro, em Luanda.

Estudantes do ensino médio e superior no Cuando Cubango foram incentivados a demonstrarem competências tecnológicas
Fotografia: Nicolau Vasco | Menongue

A primeira conferência realizou-se nas instalações da Escola Superior Politécnica de Menongue, afecta à Universidade Mandume Ya Ndemufayo, onde, além da divulgação do certame, a organização procurou encontrar jovens talentosos para serem seleccionados e participarem na feira, que vai ter a presença de candidatos de todo o país.
Alfredo Jamba disse que os vencedores da V edição da feira ficam automaticamente habilitados a participar na feira internacional da Alemanha, um evento que conta com a participação de finalistas de todos os países do mundo, onde Angola já conquistou várias medalhas.
O Cuando Cubango está numa fase de crescimento total e o progresso é visível em vários domínios do sector público e privado, razão pela qual "pensamos ser importante que os jovens da província participem no evento, para demonstrarem as suas habilidades tecnológicas, que no futuro podem ajudar a engrandecer esta região, que necessita de muita tecnologia para se desenvolver", acrescentou. A estagiária de investigação do centro de tecnologia nacional Luzia Barros referiu que a feira do inventor tem um valor inestimável para os angolanos, porque é a partir dela que muitos problemas que nos afligem, do ponto de vista tecnológico, podem encontrar soluções. A província do Cuando Cubango já tem projectos tecnológicos preparados para serem apresentados na feira do inventor/ criador angolano, garantiu a jovem. Foram já realizadas conferências de divulgação da feira do inventor em Luanda, Cabinda, Malange e Cuando Cubango.

Bons resultados

O estudante universitário Jaime Alberto acredita que o Cuando Cubango tem jovens muito talentosos que, infelizmente, por falta de oportunidade, nunca puseram à
Apesar de ser a primeira participação em eventos do género, acredita que o Cuando Cubango vai conseguir ter bons resultados, porque tem inovações para demonstrar e provar que na província existe um progresso harmonioso e que, com mais incentivos, pode atingir um desenvolvimento salutar, num curto espaço de tempo.
Para a estudante Amália Boa Vida, a feira do inventor/criador angolano vai permitir aos jovens desenvolverem soluções tecnológicas para poderem realizar uma investigação global da fauna, flora, recursos hídricos e dos minerais existentes na província e que ainda não foram estudados.
Afiançou que o Cuando Cubango é considerado a maior reserva de recursos naturais do país, mas que, por escassez de quadros e equipamentos para a sua descoberta e exploração, este grande tesouro do povo angolano continua desconhecido.

Tempo

Multimédia