Províncias

Funcionários públicos beneficiam de formação

Lourenço Bule | Menongue

O atendimento aos clientes que diariamente afluem aos diferentes serviços da administração pública na província do Cuando Cubango vai conhecer melhorias, com o lançamento, na cidade de Menongue, do Programa de Valorização do Serviço Público, uma promoção da direcção provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (APTSS).

Directores provinciais e administradores municipais estiveram no acto de lançamento do Programa de Valorização do Serviço Público
Fotografia: Nicolau Vasco

O vice-governador do Cuando Cubango para o sector Político e Social, Pedro Camelo, que presidiu o acto, realçou a importância que o programa de valorização do serviço público joga no atendimento das pessoas que procuram solução para os seus problemas.
Pedro Camelo salientou que os serviços públicos nas diversas áreas devem ser mais céleres nas decisões metodológicas, como forma de reduzir o tempo de espera e de custos, para a satisfação dos usuários, bem como promover uma administração de qualidade, apta a assumir uma atitude moderna, para a satisfação das necessidades da população.
Para Pedro Camelo, o programa pressupõe ainda a melhoria das condições de acolhimento dos cidadãos, correspondência, comunicação administrativa e imagem institucional da administração pública. “Não há dúvidas que a implementação do programa de valorização do serviço público vai essencialmente premiar, enaltecer e divulgar exemplos de iniciativas organizacionais e individuais, que resgatem os valores de organização, disciplina e responsabilidade”, disse Pedro Camelo.
O vice-governador sublinhou que é necessária uma formação contínua dos servidores públicos, motivando-os a realizarem com zelo, dignidade e responsabilidade as tarefas diárias, com o intuito de contribuir para uma administração pública dotada de uma visão positiva. A directora provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (APTSS), Margarida Cafeca, realçou que o lançamento do Programa de Valorização do Serviço Público na região vai, essencialmente, restabelecer a imagem positiva do serviço público, paralelamente com o seu reconhecimento colectivo e a importância social.
Margarida Cafeca afirmou que a acção de formação vai incutir no funcionário maior exigência na relação de confiança e parceria entre a administração pública, cidadãos, operadores económicos e sociais, bem como conferir o reforço de uma visão comprometida com o êxito no cumprimento das suas atribuições, com um sentido de missão alicerçado na legalidade.
De acordo com a responsável, o servidor público deve adoptar uma postura de profissionalismo, assente na competência, simplicidade e responsabilidade, movidas por uma busca criativa de soluções para o alcance dos resultados.
“A valorização do serviço público é um projecto de todos os servidores, independentemente da função que exerce ou categoria que possui”, disse Margarida Cafeca, para quem todos são chamados a melhorar a administração pública.
Margarida Cafeca anunciou que os funcionários públicos e operadores económicos e sociais vão beneficiar de um conjunto de acções pedagógicas, cívicas e técnicas, com vários temas, entre eles o procedimento administrativo, imagem técnica de comunicação, regras de atendimento ao público e a pauta deontológica do serviço público.
O programa de valorização do serviço público vai continuar a incentivar a observância da resolução 16/2000 de 14 de Julho, sobre a identificação dos funcionários públicos e agentes administrativos, assim como a aplicação da sinalização obrigatória das instituições públicas e áreas internas dos respectivos serviços.
“Acreditamos que, com a observância deste programa, haverá uma sintonia mútua entre o papel dignificante do funcionário público, como servidor do Estado, e a condição de cidadão, como utente, sujeito de direito e obrigações”, realçou.
Cerca de 350 pessoas, entre directores provinciais, administradores municipais adjuntos, chefes de sectores, departamentos e de secção, e funcionários públicos oriundos dos nove municípios da província do Cuando Cubango, marcaram presença no acto de lançamento do Programa de Valorização do Serviço Público.

Tempo

Multimédia