Províncias

Gado é vacinado este mês

Carlos Paulino | Menongue

O Instituto dos Serviços de Veterinária da província do Cuando Cubango prevê vacinar, ainda este mês, mais de 60 mil cabeças de gado bovino contra a dermatite nodular, carbúnculo sintomático e peripneumonia contagiosa, disse ao Jornal de Angola o chefe do sector.

Milhares de cabeças de gado são vacinadas contra o carbúnculo sintómatico e a dermatite
Fotografia: Dombele Bernardo

Benedito Isaac esclareceu que está igualmente prevista a vacinação de mais de oito mil animais de estimação contra a raiva, entre cães e macacos, e que a província tem neste momento 230 mil doses de vacina de dermatite nodular, carbúnculo sintomático e peripneumonia contagiosa.
Para dar cobertura a toda extensão do Cuando Cubango, foram mobilizados técnicos com a missão de vacinar as mais de 60 mil cabeças de gado bovino e os cerca de oito mil animais de estimação. A província dispõe de quatro mangas de vacinação e igual número de tanques banheiros, que foram construídos na periferia de Menongue, na comuna do Caiundo, no município do Cuchi e do Cuangar, sendo as localidades que detêm o número mais elevado de bovinos.
Nas localidades onde não existem mangas de vacinação estão a ser sensibilizados os criadores de gado no sentido de usarem troncos de árvores, para permitir a imunização dos seus animais.
Benedito Isaac pediu à população para denunciar todos os criadores que não aderirem a esta campanha de vacinação e lembrou que se um animal ficar de fora pode representar um grande perigo, sobretudo para as pessoas que consomem carne bovina.

Tempo

Multimédia