Províncias

Habitantes do Cuchi com mais água e luz

Pelo menos, 9.783 habitantes da sede do município do Cuchi, na província do Cuando Cubango, estão a beneficiar, nos últimos anos, de abastecimento regular de água potável, fruto do funcionamento razoável da central de captação e distribuição do produto.

O director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) da Administração do Cuchi, Júlio Fernando Samba, disse que a sede municipal conta com sete chafarizes e 15 furos de água em algumas localidades da municipalidade que ajudam no fornecimento razoável.
Júlio Samba precisou que actualmente são igualmente controlados pequenos sistemas de captação e distribuição de água nas três comunas do Cutato, Vissati e Tchinguandja, mas que se encontram inoperantes.
Já no domínio da energia, o responsável fez saber que a administração realizou várias acções de aquisição, manutenção e reparação de geradores que permitem a iluminação pública e domiciliar na sede municipal e nas três comunas.
Desta forma, Júlio Fernando Samba avançou que o Cuchi conta com 17 geradores instalados, dos quais 11 em pleno funcionamento, sendo cinco para a iluminação pública e domiciliar e os restantes para o asseguramento das instituições da administração pública.
A rede eléctrica no município do Cuchi, que conta com uma população estimada em 42.974 habitantes, de acordo com os dados do último Censo Populacional (2014), abrange apenas 25 por cento desta densidade populacional, acrecentou o director do GEPE.

Tempo

Multimédia