Províncias

Idosos solicitam agasalhos

Odeth Manhengo |- Menongue

Os 38 idosos domiciliados no lar da terceira idade, no bairro Hoji -ya -Henda, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, estão a enfrentar inúmeras dificuldades, sobretudo, a falta de agasalhos para fazer face às baixas temperaturas que se fazem sentir na região, informou ao Jornal de Angola a responsável da instituição, Mimi Bom Ano.

Lar de terceira idade Hoji-ya-Henda alberga dezenas de idosos
Fotografia: Nicolau Vasco | Edições Novembro | Cuando-Cubango

“Apesar, da escassez de alimentos e de medicamentos, neste momento a maior preocupação é adquirir cobertores e vestuários para os anciãos, face ao frio que assola à província. Por falta de agasalho, correm risco de contraír infecções respiratórias agudas”, disse. 

Mimi Bom Ano disse, que a instituição que dirige não tem verbas para comprar agasalhos, pelo que tem pedido ajuda às instituições estatais e privadas, igrejas e pessoas singulares, para o efeito. “Quanto à alimentação, não estamos muito apertados, por estarmos a ser apoiados por várias entidades, todavia, o mesmo não podemos dizer da assistência médica e medicamentosa, pois, o nosso posto médico não tem condições, em termos gerais, para responder às solicitações, particularmente, em relação às doenças que mais assolam os idosos, como a malária, diarreias , hipertensão, entre outras”, detalhou.
“Temos de prestar muita atenção aos idosos, porque amanhã estaremos nas mesmas condições e vamos precisar dos mesmos apoios que eles necessitam hoje. Por isso, apelamos ao apoio das entidades colectivas e individuais”, disse.

Tempo

Multimédia