Províncias

Inaugurada ponte perto da Jamba Cueio

Lourenço Bule | Jamba-Cueio

Uma ponte metálica sobre o rio Kwebe, com 60 metros de cumprimento e capacidade para suportar até 40 toneladas e que facilita a ligação entre a comuna da Jamba Cueio e a cidade de Menongue,na província do Kuando-Kubango, foi inaugurada na quinta-feira.

A infra-estrutura, cujas obras foram feitas pela construtora Conduril, orçou em mais de 100 milhões de kwanzas. A ponte facilita a circulação de pessoas e mercadorias e ajuda a melhorar a prestação de serviços essenciais às populações da Jamba Cueio. A construção foi prometida em Janeiro pelo governador provincial do Kuando-Kubango, Higino Carneiro, durante uma visita a Jamba Cueio.
 “Quando visitei a comuna do Jamba Cueio tinha prometido à população que havia de se construir esta ponte para restabelecer a ligação rodoviária com Menongue, porque durante mais décadas os habitantes desta localidade faziam a travessia do rio em canoas, com o risco de se afogarem ou serem atacados por jacarés”, recordou Higino Carneiro, depois de inaugurar a ponte.
O governador sublinhou que para garantir uma melhor circulação de pessoas e mercadorias, o governo vai reforçar o processo de desminagem para, depois, terraplanar e asfaltar os cerca de 45 quilómetros de estrada desde o rio Kwebe até à sede comunal do Jamba Cueio.
O governador entregou duas viaturas à Administração da comuna e uma ambulância para o Centro de Saúde.  O administrador comunal da Jamba Cueio, João Katengo, disse que “a população respira de alívio com a inauguração da ponte, depois de mais de três décadas de sofrimento na travessia do rio kwebe”.
“Esta ponte vai contribuir, seguramente, para a melhoria do nível de vida das pessoas”, referiu, notando que o transporte de materiais para a construção de várias infra-estruturas, como escolas, postos de saúde e casas, e de produtos entre o campo e a cidade e vice-versa, está mais facilitado.

Tempo

Multimédia