Províncias

Inauguradas escolas no Cuando Cubango

Nicolau Vasco | Menongue

Menongue tem mais seis escolas do primeiro e segundo ciclos, com um total de 42 salas destinadas a 3.360 alunos das comunidades rurais de Missombo, aldeia de Tchivonde, Bimbi, Dumbo, Cachimbo e Ninho da Paz.

Alunos das comunidades rurais da província com maior facilidade de acesso ao ensino
Fotografia: Nicolau Vasco

As escolas foram construídas no âmbito do Programa Operativo de Emergência (POE), que inclui a instalação de mais de 121.
O Programa Operativo  de Emergência, aprovado em 2011, na reunião extraordinária da comissão permanente do Conselho de Ministros realizada em Menongue, permitiu já a construção de 63 estabelecimentos de ensino em vários municípios do Cuando Cubango.A escola inaugurada em Cachimbo, a primeira construída na aldeia, tem seis salas de aulas e vai acolher mais de 500 crianças que estudavam debaixo de árvores e noutros locais sem as condições mínimas.
O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, que inaugurou as escola, salientou a importância das instalações serem preservadas para mais crianças poderem estudar.
Joaquim Malichi disse no final das inaugurações que o número de crianças fora do sistema de ensino é agora de cerca de dez mil.
O director provincial da Educação, Miguel Cahime, lembrou que há agora necessidade de serem colocados mais professores nos locais onde foram inauguradas as escolas.

Tempo

Multimédia