Províncias

Instituto Médio de Gestão forma vários contabilistas

Nicolau Vasco | Menongue

O Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG), na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, coloca este ano à disposição do mercado de trabalho, 340 finalistas dos cursos de Contabilidade, Informática e Secretariado.

Os finalistas começaram quinta-feira a defender as suas teses de fim de curso, para evidenciar os conhecimentos assimilados ao longo dos três anos de ensino, em acto testemunhado pelo vice-governador para o sector político e social, Pedro Camelo.
Nas provas, que terminam amanhã, participam 98 estudantes do curso de Informática, 123 de Contabilidade e 119 de Secretariado. De acordo com o cronograma, os estudantes estão subdivididos em 31 grupos, sendo 11 de contabilidade, oito de informática e 12 de secretariado, para facilitar o trabalho do corpo do jurado.
O director do Instituto Médio de Administração e Gestão, Luís Paulo Vissunjo, recordou que a instituição foi criada em 2009 e já lançou para o mercado de trabalho 1.325 estudantes finalistas. No presente ano lectivo, acrescentou,foram matriculados 1.591 estudantes, dos quais 791 são do sexo feminino. O vice-governador do Cuando Cubango para o sector político e social, Pedro Camelo, pediu aos finalistas para transmitirem e praticarem as técnicas estudadas, visando o seu progresso e participação activa na reconstrução e desenvolvimento socioeconómico do país.
O Jornal de Angola apurou que os estudantes dos cursos de informática estão defender temas sobre a elaboração do plano de segurança de informática, computação em nuvem, evolução da informática nos últimos 50 anos, sistema integrado de gestão, montagem e manutenção de laboratório de computação, importância do computador no sistema de ensino, gestão de tecnologia e inovação.
Os finalistas do curso de secretariado estão a abordar temas como operações bancárias, papel do secretariado nas organizações educativas, comunicação organizacional como factor determinante de identificação e imagem e secretário como gestor de pessoas nas organizações.
Os finalistas de contabilidade estão a falar da organização da contabilidade empresarial, método de inventário, operações contabilísticas com terceiros, imobilizações corpóreas, análise económica contabilística dos rendimentos das empresas, procedimentos contabilísticos com desdobramento de conta, inventário financeiro, entre outros temas.

Tempo

Multimédia