Províncias

Jornadas Científicas na próxima semana

Weza Pascoal | Menongue

A Escola Superior Politécnica de Menongue, ligada à Universidade Mandume-Ya-Ndemufayo, realiza de 21 e 23 de Agosto as suas primeiras Jornadas Científico-Pedagógicas, anunciou o director da instituição, Nafilo Doris.

O responsável universitário disse que as primeiras Jornadas Científico-Pedagógicas visam o intercâmbio dos trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores e que contribuem para o desenvolvimento da província do Kuando-Kubango.
As jornadas, que decorrem sob o lema “Ensino Superior de Qualidade ao Serviço do Desenvolvimento Sustentado da Província do Kuando-Kubango”, esperam contar com a participação de professores e estudantes universitários das províncias da Huíla, Bié, Huambo e Cunene.

Temas em debate

O director da Escola Superior Politécnica de Menongue – que possui um anfiteatro com capacidade para 400 pessoas – garantiu que estão criadas as condições para a realização das jornadas, adiantando que, até quarta-feira, estavam inscritos 19 professores e 29 estudantes para apresentarem trabalhos científicos.
Aberta em 2009, na cidade de Menongue, a Escola Superior agendou para o encontro a discussão dos temas “A Escola Superior e os Desafios Socioeconómicos da Região”, “O Currículo, Educação e Avaliação da Qualidade de Ensino” e as “Vias para a Educação dos Estudantes do Sistema de Ensino Geral e Superior no Conhecimento das Enfermidades Infecto-Contagiosas”.
São ainda esperadas abordagens em torno da saúde reprodutiva, educação e sustentabilidade ambiental, problemas no processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino, preparação dos agentes educativos, extensão universitária e tecnologias de informação, comunicação e desenvolvimento local.

Cursos disponíveis

A partir de agora, as Jornadas Científico-Pedagógicas são realizadas anualmente. Numa primeira fase, a Escola Superior Politécnica de Menongue trabalhou apenas com o curso de Biologia.
Actualmente tem mais três cursos, Matemática, Enfermagem e Informática de Gestão Empresarial. Neste ano lectivo, a Escola Superior Politécnica de Menongue gradua os primeiros licenciados do Curso de Biologia, segundo o director Nafilo Doris.

Tempo

Multimédia