Províncias

Jovens doaram sangue

Carlos Paulino | Menongue

Um grupo de 119 membros do comité municipal de Menongue da JMPLA e do secretariado provincial do Cuando Cubango da Brigada Jovens Solidários (BJS) doou sangue, no sábado, ao Hospital Geral da província, informou o secretário provincial da BJS no Cuando Cubango.

O stock de sangue do centro de hemoterapia do hospital geral foi reforçado
Fotografia: Carlos Paulino

Azevedo Vieira disse ao Jornal de Angola que a megacampanha, promovida pela Brigada Jovens Solidários em parceria com a JMPLA, visa  responder à carência de sangue que o hospital provincial  enfrenta  por falta de doadores voluntários.
O secretariado da Brigada Jovens Solidários, preocupado com a situação que tem ceifado a vida de muitas pessoas, promoveu esta actividade solidária, com vista a manter a área da hemoterapia da referida unidade hospitalar com sangue para prestar uma melhor assistência aos pacientes que necessitam de transfusão, disse Azevedo Vieira.   
O director do hospital provincial, Jacinto Guedes, agradeceu o gesto da JMPLA e da Brigada Jovens Solidários, tendo em vista que o sangue doado vai permitir dar melhor resposta aos casos de transfusão. O hospital, acrescentou, realiza, em média, dois casos de transfusão por dia.
Jacinto Guedes salientou que o hospital provincial tem enfrentado muitas dificuldades em termos de doadores voluntários e os familiares dos pacientes que necessitam de transfusão de sangue têm sido obrigados a doar ou a procurar um doador.
“Agradecemos a doação, que vai permitir que fiquemos algum tempo sem carência de sangue”, disse Jacinto Guedes, que apelou a outras organizações juvenis a seguirem o exemplo da JMPLA e da Brigada Jovens Solidários.

Tempo

Multimédia