Províncias

Júlio Bessa informado sobre as dificuldades da província

Lourenço Bule|Cuando Cubango

A reabilitação e construção das vias que ligam a cidade de Menongue às restantes localidades da província, foi o tema que dominou o encontro de auscultação que o novo governador provincial, Júlio Bessa, manteve com as autoridades tradicionais, eclesiásticas, antigos combatentes e técnicos do Ministério das Finanças.

Várias entidades do Governo e da sociedade civil participaram na cerimónia de recepção do novo governador
Fotografia: João Gomes/Edições Novembro|

A reabilitação e construção das vias que ligam a cidade de Menongue às restantes  localidades da província, foi o tema que dominou o encontro de auscultação que o novo governador provincial, Júlio Bessa, manteve com as autoridades tradicionais, eclesiásticas, antigos combatentes e técnicos do Ministério das Finanças.

Durante a sessão, que teve lugar na sala de reuniões do Governo Provincial, os participantes defenderam a asfaltagem urgente do troço Caiundo-Catuitui, por ser uma via internacional que pode contribuir para o crescimento do Cuando Cubango. Entre as preocupações apresentadas a Júlio Bessa, destacam-se a melhoria dos sectores da Saúde, Educação, Energia e Águas.

O governador foi ainda informado sobre a falta de pagamento de subsídios às autoridades tradicionais, antigos combatentes e veteranos da pátria, bem como a falta de apoio aos pequenos agricultores.

As entidades que reuniram com o governador apresentaram preocupações  relativa à falta de infra-estruturas desportivas e de lazer, as dificuldades que os antigos combatentes encontram para adquirirem residências em projectos habitacionais e a paralisação das obras do pólo universitário de Menongue, afecto à Universidade do Cuito Cuanavale.

Os participantes no encontro pediram rigor na fiscalização das obras,  transparência na gestão do erário público, solução para as ravinas, transparência nos concursos públicos para admissão de quadros nos sectores da Educação e da Saúde e maior investimento na agricultura.

Resposta do governador

Em resposta, o governador Júlio Bessa prometeu resolver “a breve trecho” algumas inquietações apresentadas na reunião.Quanto aos concursos públicos nos sectores da Saúde e Educação, Júlio Bessa assegurou que vai trabalhar para garantir transparência e justiça, “para que os candidatos sejam admitidos por mérito e não por compadrio”.

Sobre as ravinas e a asfaltagem do troço Caiundo-Catuitui, o governante prometeu envidar esforços para a  solução destas questões. "O posto fronteiriço de Catuitui, que liga a região do Cuando Cubango e a  Namíbia, pode ser uma mais valia para o crescimento da província e da região centro do país."

Em relação ao sector agrícola, Júlio Bessa disse que a província do Cuando Cubango deve atrair empresários nacionais e estrangeiros para investirem na região, “uma vez que  dispõe de recursos hídricos e solos férteis para a prática da agricultura em grande escala, que gera sustentabilidade.

Tempo

Multimédia