Províncias

Juventude aconselhada a apostar na formação

Odeth Manhengo | Menongue

O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, aconselha a juventude a apostar na formação académica e profissional, para que a província tenha quadros qualificados que possam contribuir para alavancar o seu desenvolvimento socioeconómico.

Fotografia: DR

Júlio Bessa fez este pronunciamento em Menongue, durante um encontro com líderes das associações juvenis e estudantes, para auscultar as preocupações dos jovens na província.
Segundo um comunicado de imprensa, o governador provincial manifestou o interesse de trabalhar com todos os estratos da sociedade civil e em particular com as associações juvenis, desenvolvendo projectos comuns junto das comunidades, nos mais variados domínios.
A nota refere que o governador Júlio Bessa tem como principal aposta a agricultura e pesca, como a chave para estancar a fome, bem como os sectores da saúde e da educação, no sentido de melhorar as condições de vida das populações.
O governador defendeu a necessidade dos jovens desenvolverem projectos de prospecção de talentos nas áreas desportivas e culturais, assim como a valorização da opinião pública representada pela sociedade civil.
Júlio Bessa pediu ainda às associações juvenis a remeterem para apreciação do Governo Provincial os seus memorandos sobre os problemas mais prementes e as propostas de solução, para a sua discussão em fórum aberto.
O governador do Cuando Cubango reconheceu a falta de mais emprego, casa própria, instituições do ensino superior e de formação em artes e ofícios, bibliotecas e locais de lazer a nível da província.
“Primeiro queremos identificar os problemas, para posteriormente encontrar as soluções, para que os jovens na província estejam em condições de ajudar também o Governo provincial, no melhoramento da qualidade de vida das comunidades”, disse o governador, garantindo que vai trabalhar em torno das preocupações da juventude, uma orientação do Presidente da República, João Lourenço.
Os jovens e estudantes que participaram no encontro agradeceram a abertura que Júlio Bessa tem estado a proporcionar a todos os estratos da sociedade civil, desde a data da sua apresentação como governador da província do Cuando Cubango, em substituição de Pedro Mutindi.

Tempo

Multimédia