Províncias

Kuando-Kubango realiza feira de gado

Carlos Paulino | Menongue

O governador da província do Ku­ando-Kubango, Higino Carneiro, anunciou na sexta-feira, em Menongue, a realização da primeira feira de gado, entre os meses de Maio e Junho, na localidade de Catuitui, no município do Cuangar.

Carlos Paulino | Menongue O governador da província do Ku­ando-Kubango, Higino Carneiro, anunciou na sexta-feira, em Menongue, a realização da primeira feira de gado, entre os meses de Maio e Junho, na localidade de Catuitui, no município do Cuangar. Hig
Fotografia: Jornal de Angola |

Higino Carneiro, que falava na abertura do fórum empresarial entre Angola e Namíbia, promovido pela embaixada namibiana, no quadro das festividades do 23º aniversário da independência daquele país, sublinhou que a feira vai contar com a participação de criadores da Namíbia e do Botswana.
O governador Higino Carneiro afirmou ser necessário revitalizar o sector pecuário, uma vez que as estimativas apontam para que haja na província uma população bovina de 100 mil cabeças.
“Este potencial é desconhecido e precisa ser revitalizado para benefício da província e dos criadores em particular, para que estes possam rentabilizar os recursos que possuem e darem maior sustentabilidade às suas famílias”, apontou.
Devido à sua posição geográfica, os comerciantes da província do Kuando-Kubango procuram a maior parte das mercadorias em território namibiano, sobretudo os dos municípios de Menongue, Cuangar, Calai e Dirico, referiu.
“Precisamos fazer com que a balança comercial se equilibre entre o Kuando-Kubango e a Namíbia. Daí a necessidade de se proceder ao relançamento da produção local, exploração mineira, turística, agrícola e empresarial”, especificou o governador.
Higino Carneiro afirmou que a província tem as portas abertas para receber iniciativas empresariais da parte da República da Namíbia, principalmente aquelas que possam vir da região do Okavango e da faixa de Caprivi, por serem localidades que fazem fronteira com o Kuando-Kubango.
O governador considerou que esta realidade vai certamente fortalecer as relações empresariais e comerciais entre a província e aquelas localidades namibianas.
O Governo Provincial do Kuanda-Kubango vai apresentar na segunda quinzena do mês de Junho, em Menongue, o seu plano de desenvolvimento estratégico à classe empresarial, durante um fórum, para que a província possa atrair investidores para o desenvolvimento das áreas do turismo, agricultura empresarial, exploração de recursos minerais e florestais.
A embaixadora da Namíbia em Angola, Cláudia Uushona, que participou no evento com uma delegação de 30 empresários, pediu aos homens de negócios do seu país para investirem na província do Kuando-Kubango.

Tempo

Multimédia