Províncias

Lar de idosos em Menongue beneficia de diversos bens

Nicolau Vasco | Menongue

Os mais de 40 idosos que vivem no lar da terceira idade Hoji-ya-Henda, na cidade de Menongue, viram ontem diminuídas as suas dificuldades, após receberem uma doação de bens diversos feita pela empresa  Fratchicoti.

Francisco Chicoti, director da empresa, explicou que a doação se enquadra na ajuda às autoridades para a minimizar as carências deste tipo de lares.
 “Todos devemos ajudar os idosos, uma vez que amanhã muitos de nós poderemos estar nas mesmas condições”, salienta Francisco Chicoti.
A responsável do lar de idosos, Mimi Bom Ano, disse que a instituição enfrenta  grandes dificuldades com alimentos e  medicamentos.Mimi Bom Ano explicou que, devido à crise financeira, a instituição recebe poucos apoios, o que torna difícil o centro cumprir  o seu papel.
“Muitos idosos, por passarem fome, são obrigados a abandonar o lar da terceira idade Hoji-ya-Henda e deambulam pelas artérias da cidade de Menongue, para pedir esmola”, lamentou  Mimi Bom Ano.
Construído num espaço de 600 metros quadrados, o lar da terceira idade Hoji-ya-Henda tem capacidade para acolher 60 idosos. Está equipado com um posto médico, cozinha, dois jangos comunitários, serviços   assegurados por 28 trabalhadores, entre activistas sociais e vigilantes, disse Mimi Bom Ano .

Tempo

Multimédia