Províncias

Língua nganguela está a ser ensinada em escolas locais

Professores do ensino primário, afectos ao sector da Educação em  Mavinga, província do Cuando Cubango, estão a leccionar a língua Nganguela, em cinco escolas na sede da circunscrição, com o objectivo de incutir nos alunos a necessidade de ler e escrever.

Fotografia: Jornal de Angola

Uma fonte da Educação disse que a formação dos professores versou sobre visão do método Inovação no Ensino de Leitura (IEL), organização da sala de aula e gestão de tempo, trabalho no campo e uso do vocabulário base.
Para a materialização das exigências da inserção da língua Nganguela no ensino primário é necessário que a direcção da Educação e a administração municipal de Mavinga apoiem financeira e materialmente a realização contínua de seminários de capacitação de professores para a implementação e consolidação do Curso de Inovação no Ensino de Leitura, referiu a mesma fonte. “A introdução da língua local no sistema normal de ensino é uma mais-valia, porquanto visa a preservação e valorização dos usos e costumes da população da região.”
A formação dos nove professores de língua Nganguela na sede municipal de Mavinga  constitui a fase do arranque do processo de implementação da introdução da língua este ano e em 2015. O  processo vai estender-se às comunas.

Tempo

Multimédia