Províncias

Mãe de trigémeos recebe ajuda do Inac

Weza Pascoal

Quinta Cassova, de 29 anos, que deu à luz a trigémeos no passado dia 24, na comuna do Cuatir, a cerca de 30 quilómetros da cidade de Menongue, na província do Cuando Cubango, recebeu bens de primeira necessidade, doados pelo Instituto Nacional da Criança.

Fotografia: DR

A parturiente recebeu do Inac sacos de arroz, fuba, óleo, leite em pó, açúcar, omo, sabão, banheiras, baldes, roupas e cobertores para os bebés, entre outros bens, com vista a minimizar algumas das principais necessidades que a família enfrenta. No mesmo dia, os serviços da Justiça procederam ao registo e à entrega das cédulas de nascimento aos recém-nascidos.
Segundo a chefe de secção da área de neonatologia do Hospital Central de Menongue, Adelaide Ecome, Quinta Cassova teve os três bebés em casa e só dois dias depois deram entrada na referida unidade sanitária, e, apesar das dificuldades, os bebés, que nasceram com dois quilos e 800 gramas, dois quilos e 450 gramas e um quilo e 890 gramas, gozam de bom estado de saúde.
Recomendou aos pais dos três meninos muito cuidado com as crianças depois que saírem do hospital,  optarem por cuidados básicos de higiene, leite materno até aos seis meses de idade, boa alimentação para a mãe e a manterem os recém-nascidos bem agasalhados, tendo em atenção as baixas temperaturas que se fazem sentir na região. O secretário do governo provincial, João Chamba, disse que vão continuar a apoiar os bebés, tendo em conta que a família é muito humilde.

Tempo

Multimédia