Províncias

Mãe e filho devorados por jacaré no rio Cuchi

Carlos Paulino | Menongue

Uma mulher de 24 anos, que em vida atendia pelo nome de Mariana Paz,  e o seu filho de cinco meses foram devorados por um jacaré na quarta-feira, no rio Cuchi, município com o mesmo nome, na província do Cuando Cubango.

Jacarés têm feito muitas vítimas mortais entre a populção nas proxmidades do rio Cuchi
Fotografia: Paulino Damião|Edições Novembro

O facto sucedeu por volta das 10 horas, quando Mariana Paz com o filho, Miguel Mzinga Pedro, às costas, tomava banho nas margens do rio Cuchi e viram-se surpreendidos por um jacaré, que a atacou na cabeça e arrastou-os até às profundezas da água.
Mbaquinha Domingos, amiga da vítima, que presenciou o triste episódio, explicou que, momentos antes de ser atacada pelo jacaré, Mariana Paz cuidou ainda dos utensílios de cozinha usados no jantar do dia anterior. A amiga conta que foi tudo muito rápido e só deu conta quando a vítima se pós aos gritos de socorro, mas ninguém conseguiu prestar ajuda, porque o jacaré os arrastava, a ela e ao filho, para o fundo da água.
Assustada e com lágrimas nos olhos, Mbaquinha Domingos não teve outra saída senão comunicar à família o sucedido, que, rapidamente, foram ao rio e não encontraram qualquer vestígio.Mbaquinha Domingos acrescentou que só as 16 horas é que encontraram algumas partes do corpo da vítima na outra margem do rio. Ao passo que o filho desapareceu por completo.
   O marido da vítima, Jerciano Pedro, visivelmente agastado pelo ocorrido, disse que é necessário que a Administração Municipal do Cuchi tome medidas para evitar os constantes ataques de jacarés no rio. “A população não tem outro recurso para realizar os seus trabalhos domésticos que não seja nos rios, por falta de furos de água ou chafarizes nesta zona.”
O Jornal de Angola apurou que, devido aos constantes ataques de jacarés no rio Cuchi, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros tem alertado a população no sentido de não tomar banho em locais de risco e muito calmos, sobretudo na época chuvosa.

Tempo

Multimédia