Províncias

Mais casos de tuberculose notificados em Menongue

Manuel Pascoal |Menongue

O Hospital Sanatório de Menongue registou, no primeiro trimestre deste ano, 140 novos casos de tuberculose, dos quais dois terminaram em morte.

O Hospital Sanatório de Menongue registou, no primeiro trimestre deste ano, 140 novos casos de tuberculose, dos quais dois terminaram em morte.
A directora da unidade sanitária, Esperança Daniel, disse , ao Jornal de Angola, que o Hospital Sanatório de Menongue acompanha actualmente 470 doentes. Em 2010, o Hospital Sanatório de Menongue teve um registo de 345 casos de tuberculose, dos quais 15 terminaram em morte. No mesmo período, 32 pacientes ficaram curados da patologia, fruto da colaboração dos doentes na administração rigorosa dos medicamentos.
Esperança Daniel explicou que a tuberculose pulmonar é muito frequente na região e afecta, essencialmente, pessoas cuja faixa etária vai dos 15 aos 45 anos, sendo os municípios mais afectados os de Menongue, Cuito Cuanavale, Rivungo, Calai e Cuangar.
Sublinhou que o sanatório, assegurado por dois médicos e 40 enfermeiros, dispõe apenas de 20 camas, o que levanta sérios problemas de internamento, situação que tem motivado o retorno destes às suas casas, onde são assistidos em regime ambulatório. “A cura da doença depende muito do próprio paciente, mas o que temos vindo a constatar é que estes, no regime ambulatório, não cumprem a medicação”.

Tempo

Multimédia