Províncias

Mais hospitais na região

Nicolau Vasco| Menongue

O município de Menongue conta em breve com uma maternidade e um hospital pediátrico, anunciou o governador provincial do Cuando Cubango. O governador Higino Carneiro avançou que as obras de edificação das infra-estruturas sanitárias têm início antes do fim do primeiro semestre.

Crianças e mulheres dispõem de mais serviços clínicos na provincia do Cuando Cubango
Fotografia: Nicolau Vasco | Menongue

A ideia de construir uma nova maternidade e um hospital pediátrico surge numa altura em que os actuais hospitais estão a funcionar em estruturas inadequadas e mostram-se incapazes de responder às expectativas das centenas de pacientes que são assistidos diariamente por aqueles serviços.
O governador disse que as duas unidades vão juntar-se a outras que são construídas, com destaque para o novo hospital provincial, de 200 camas, e hospital sanatório, com quase 100 camas, cujos níveis de execução estão entre os 40 e 70 por cento. Higino Carneiro falava no final de uma jornada de campo, que serviu para constatar o andamento das obras de construção do mercado municipal, depósito de medicamentos, base de logística do governo e do novo hospital provincial.
Outros hospitais de referência são construídos a nível dos municípios do Rivungo, Mavinga, Dirico, Calai e Luiana. No Cuchi e Cuangar, as obras arrancam em breve.
Quanto aos recursos humanos, o governador adiantou que as autoridades esperam contar com os préstimos dos técnicos em formação, neste momento, na escola técnica local e em Cuba.
“Tão logo os alunos em formação nas instituições a que fizemos referência finalizem a formação, nós vamos colocá-los na função pública”, garantiu o governador provincial do Cuando Cubango.

Tempo

Multimédia