Províncias

Mais ligações domiciliares feitas no Cuito Cuanavale

O novo sistema de abastecimento, tratamento e distribuição de água potável à sede municipal do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, cujas obras têm o término previsto para fins de Agosto deste ano, abrange 2.655 ligações domiciliares.

Novos sistemas de captação e abastecimento de água potável são abertos na região
Fotografia: Dombele Bernardo

A informação foi avançada, no Cuito Cuanavale, pelo director Nacional das Águas, Lucrécio Costa, que na localidade  constatou   as obras do novo sistema de abastecimento de água, que tiveram início em Julho de 2014.
Segundo Lucrécio Costa, as obras têm um grau de execução de 60 por cento, toda a construção civil está feita, mais de 80 por cento de ligações domiciliares estão executadas e mais de 60 por cento de fontenários estão concluídos. “Nós temos, entre finais de Agosto e princípios de Setembro, o sistema a produzir água potável para a distribuição em regime experimental aos nossos cidadãos da sede municipal do Cuito Cuanavale.
No final, temos uma capacidade de produção de seis mil metros cúbicos diários”, garantiu o director Nacional das Águas.
O sistema de abastecimento e distribuição de água potável contempla a construção de 32 novos fontenários nas zonas periurbanas ou as mais afastadas da sede do Cuito Cuanavale, a reabilitação de 13 fontenários, um conjunto de reservatórios que permitem que a rede tenha um desempenho aceitável e eficiente.
Ontem o director Nacional de Águas deslocou-se ao município do Calai, fronteiriço com a Namíbia, onde avaliou o grau de execução das obras em curso relativas à construção do novo sistema de abastecimento de água.

Tempo

Multimédia