Províncias

Menongue acolhe feira de empreendedorismo

Weza Pascoal

Estudantes da escola do II ciclo do ensino secundário “22 de Novembro”, na província do Cuando Cubango, realizaram, na cidade de Menongue, uma feira de empreendedorismo, com o objectivo de incentivar e promover o espírito de criatividade no seio dos discentes.

Entre os bens expostos na feira realizada por estudantes destaque para peças de literatura
Fotografia: Mavitide João Mulaza | Edições Novembro

Segundo o professor e coordenador da actividade, Neves Camí, o objectivo da realização da feira de empreendedorismo é colocar em prática aquilo que os alunos aprendem nas salas de aula e desenvolver o espírito empreendedor nos jovens.
Fez saber que em relação à primeira feira, realizada no ano passado, o certame deste ano superou as expectativas, tendo em conta que foram abrangidos os cursos de ciências físicas e biológicas, económicas e jurídicas e humanas, onde participaram mais de 700 alunos, ao contrário da primeira feira com a participação de cerca de 200 estudantes apenas, de dois cursos.
“Pretendemos continuar a realizar as feiras de empreendedorismo, de forma a incentivar o espírito empreendedor no seio da juventude e principalmente passar aos nossos estudantes a ideia de que não é só com muito dinheiro que se pode começar um negócio” disse. Foram expostos mobiliários, cosméticos, material de decoração, peças de artesanato, literatura, instrumentos agrícolas, de carpintaria, mecânica, gastronomia e cabeleireiro, que espelharam a criatividade dos alunos.
O coordenador provincial da disciplina de empreendedorismo, Benjamim Nguegia, em declarações à imprensa, informou que a Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia no Cuando Cubango controla mais de 60 professores, que leccionam, desde 2014, a disciplina de empreendedorismo nos municípios de Menongue e Cuchi, numa fase experimental.
Benjamim Nguegia fez saber ainda que a Direcção Provincial da Educação tem trabalhado no sentido de estender a disciplina de empreendedorismo aos municípios do Cuito Cuanavale, Cuangar, Mavinga, Rivungo, Calai, Nancova e Dirico.

Tempo

Multimédia