Províncias

Menongue às escuras

Carlos Paulino | Menongue

A cidade de Menongue, capital do Kuando-Kubango, está privada de energia eléctrica, desde a noite do último sábado, devido a uma avaria registada nos dois grupos geradores da central térmica.

Cidade está privada de energia devido a uma avaria registada nos grupos geradores
Fotografia: Nicolau Vasco | Menongue

A cidade de Menongue, capital do Kuando-Kubango, está privada de energia eléctrica, desde a noite do último sábado, devido a uma avaria registada nos dois grupos geradores da central térmica.
O director provincial de Energia e Águas, Filipe Sabino, disse que um dos geradores está a apresentar problemas de baixa rotação, o que origina que o aparelho se desligue por si. A outra máquina produtora de energia viu danificado um disjuntor de 1.600 amperes do quadro de saída da corrente eléctrica, o que torna impossível a sua ligação. Filipe Sabino esclareceu que a direcção provincial já notificou o Gabinete Técnico de Gestão de Investimentos Públicos do Kuando-Kubango, que tutela estes equipamentos, desde a reabilitação da central termoeléctrica de Menongue, em 2008, sobre a situação e este prometeu enviar uma equipa para reparar os geradores.
Neste momento a cidade de Menongue está totalmente às escuras, não existindo qualquer outra fonte alternativa para minimizar o problema, enquanto a equipa técnica do referido gabinete não intervir. Esta situação está a deixar as pessoas inconformadas, devido aos transtornos causados.
Neste contexto, Filipe Sabino defende a necessidade do gabinete técnico deslocar uma equipa urgentemente para a capital do Kuando-Kubango, no sentido de repor a normalidade.
A central térmica de Menongue existe desde a era colonial, e só em 2008 sofreu uma profunda remodelação realizada Gabinete Técnico de Gestão dos Investimentos Públicos do Kuando-Kubango, com a instalação de três novos geradores de mil KVA cada, todos avariados neste momento.

Tempo

Multimédia