Províncias

Menongue com mais escolas

Carlos Paulino | Menongue

Pelo menos 1.350 alunos do primeiro ciclo do ensino secundário, em Menongue, província do Kuando-Kubango, que estudavam em condições precárias, beneficiaram na terça-feira de uma nova escola, com capacidade para 12 salas.

Crianças que estudavam em locais impróprios têm melhores condições para aprender a ler
Fotografia: Nicolau Vasco | Menongue

O director-geral da escola nº 24, Miguel Kanhime, disse ao Jornal de Angola que a infra-estrutura, inaugurada pelo governador Higino Carneiro, custou aos cofres do Estado 430 milhões de kwanzas.
A construção da escola, que ocupa uma área de 1.600 metros quadrados, teve a duração de cerca de um ano e vai albergar alunos em três turnos. Conta, ainda, com um campo multiusos, uma sala de reunião, oito casas de banho, 580 metros de vedação em muro, entre outros compartimentos.
A província do Kuando-Kubango tem apenas quatro escolas do segundo ciclo do ensino secundário, todas em Menongue. No entanto, nos próximos dias procede-se, na capital da província, à abertura de dois institutos médios: um agrário e outro de enfermagem.
Miguel Kanhime sublinhou que o governo provincial está a envidar esforços no sentido de estender a construção de escolas do segundo ciclo do ensino secundário ao interior de Kuando-Kubango.
Winona Hangalo, aluna da 9ª classe, agradeceu, em nome de todos os estudantes beneficiários, o gesto do Governo em criar  melhores condições para um ensino de qualidade. Sublinhou que, a partir do próximo ano lectivo, os seus pais não vão ter dificuldade em a matricular numa outra escola, devido a  ampliação da actual.

Tempo

Multimédia