Províncias

Menongue com restrições de energia

Carlos Paulino | Menongue

Os trabalhos de reparação de quatro dos sete grupos geradores da central térmica que excederam o prazo normal de manutenção têm originado, desde Agosto último, restrições no fornecimento de energia eléctrica à cidade de Menongue, informou ontem ao Jornal de Angola a directora da Energia e Águas.

Adélia Samuel disse que os grupos geradores, com a capacidade de 1,7 megawatts cada, excederam as doze mil horas previstas e explicou que eles necessitam de reparação com a substituição de alguns acessórios.
Os técnicos fizeram a manutenção preventiva dos geradores,  mas agora a situação exige um trabalho mais rigoroso que passa pela mudança de válvulas, segmentos, martelos, cúpulas e pistões, explicou Adélia Samuel, que precisou que as restrições ao fornecimento de energia afectam  os bairros Popular, Azul, Castilho, Futungo, Hoji-ya-Henda, Bom dia, Cunha, Jubileu, Tunga e Caimanero. A central térmica eléctrica de Menongue, inaugurada em Janeiro de 2013, permitiu até ao momento cerca de cinco mil ligações domiciliares, número que Adélia Samuel considerou irrisório para satisfazer as necessidades.
Para cobrir a rede eléctrica da cidade de Menongue, Adélia Samuel, anunciou, nos próximos tempos, a construção de mais uma central térmica com capacidade de 40 megawatts.

Tempo

Multimédia