Províncias

Menongue tem novas escolas primárias

Carlos Paulino | Menongue

Mais de três mil crianças do ensino primário e primeiro ciclo que estudavam debaixo das árvores ou em capelas nos bairros Novo e do Tchivonde, arredores de Menongue, frequentam desde ontem escolas novas, de 12 salas,  devidamente apetrechadas.

Fotografia: JAIMAGENS.COM

Os dois estabelecimentos, cuja construção está orçadas em cerca de 160 milhões de kwanzas, têm cantinas, salas de professores, balneários e áreas administrativas.
O vice-governador provincial para os serviços técnicos e infra-estruturas,  que presidiu às cerimónias da inauguração, disse que as duas escolas foram construídas na sequência da visita no ano passado do governador  Higino Carneiro, durante a qual confirmou haver ainda muitos alunos a estudarem em condições precárias e prometeu resolver a situação.
Joaquim Malichi  garantiu que o Governo Provincial vai continuar a construir escolas para  as cerca de 13 mil crianças que se encontram ainda fora do sistema de ensino e lembrou que estão em construção mais de 20 escolas em toda a região, das 53 previstas para este ano.
Joaquim Malichi anunciou que vai ser dada especial atenção ao recrutamento de professores para assegurar o pleno funcionamento das 53 escolas que vão ser construídas nos nove municípios.
A província tem 75 escolas, com um total de 360 salas. As aulas são asseguradas por mais de cinco mil professores.

Tempo

Multimédia