Províncias

Menongue tem verba para o combate à pobreza

Weza Pascoal |e Maurício Jacinto | Menongue

Cerca de dois mil milhões de kwanzas foram disponibilizados pelo Governo Provincial do Kuando-Kubango para a execução, este ano, de vários projectos de impacto social no município de Menongue, no quadro do programa integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, anunciou na sexta-feira o administrador municipal.

Um ângulo da cidade de Menongue onde estão em curso diversas acções de impacto social
Fotografia: Jornal de Angola

Antunes Huambo, que falava no encerramento do Conselho de Auscultação e Concertação Social do município de Menongue, disse que a realização deste encontro teve como objectivo fundamental ouvir e recolher sugestões, ideias e opiniões da sociedade civil, sector privado, igrejas e autoridades tradicionais, para se definir a execução das principais acções que visam o bem estar da população. 
Para infra-estruturas sociais e vias de comunicação, foram disponibilizados 833 milhões de kwanzas, para a terraplanagem das vias terciárias, ruas adjacentes de Menongue, edificação do novo mercado municipal, oito latrinas comunitárias nos mercados do Pandeira, Chivonde, Castilho e na barragem de Cambambe.
Vão, também, ser construídas oito casas sociais do tipo T-3, para professores e médicos, nas localidades do Cuatir e Jamba Cueio, além de pontecos na via da missão católica, a edificação de um posto de saúde e a reabilitação de uma escola no bairro Vitória,segundo o administrador
No domínio da administração e gestão dos assuntos do Estado, o município de Menongue recebeu 276,8 milhões de kwanzas e 70 milhões para gestão e manutenção das infra-estruturas.Para prestação de serviços da saúde pública foram disponibilizados 366,5 milhões de kwanzas, além de 43,9 milhões para a construção de cinco mercados, seis moagens e 30 sistemas de irrigação, nas zonas do Cuatir, Ndumbo, Caiundo, Cuelei e Jamba Cueio.No domínio das operações das infra-estruturas constitucionais foram disponibilizados 12,9 milhões de kwanzas para aquisição de cinco geradores e de material informático, para Missombo, Caiundo e Jamba Cueio, e a formação de 50 quadros da administração municipal. Antunes Huambo garantiu que vão, ainda, ser construídos um campo multiusos na cidade de Menongue e quatro jangos comunitários na avenida Mwene Vunongue, Mabaia, Ndumbo e na localidade do Missombo. Para a merenda escolar foram disponibilizados 70 milhões de kwanzas, para as escolas primárias do município.
No domínio da organização produtiva foi cedida uma cota de três milhões de kwanzas, que vai permitir a aquisição de material agrícola.Nos projectos de combate à pobreza foram disponibilizados 43 milhões de kwanzas, para a construção de cinco armazéns comunitários, no Caiundo, Missombo, Cuatir, Cuelei e Jamba Cueio, assim como a construção de 33 casas evolutivas.
O Governo Provincial vai apetrechar mais de cinco postos de saúde a nível do município, formar 25 agentes comunitários e construir um posto de saúde na aldeia do Luassingua, e reabilitar quatro unidades sanitárias nas aldeias do Cuatir, Sancapóco, Sacaheta e Jamba Cueio.
“Vamos instalar também três cadeias de frio e os seus equipamentos no bairro Popular, Fio e Saúde, e reforçar as campanhas de vacinação contra a poliomielite e sarampo, nas comunas do Jamba Cueio, Caiundo e Missombo”, disse o administrador.

Tempo

Multimédia