Províncias

Milhares de doses de vacina estão disponíveis na região

Lourenço Bule | Canhongo

O director provincial da Saúde garantiu em Menongue que existem na província do Kuando-Kubango 100 mil doses de vacinas contra o tétano, para imunizar 87 mil mulheres, dos 14 aos 49 anos.

Vão ser vacinadas mulheres em idade fértil
Fotografia: Jornal de Angola

Fernando Cassanga salientou que para o êxito da campanha de vacinação estão mobilizadas 88 equipas, que têm a missão de imunizar, durante dez dias, mulheres em idade fértil de zonas urbanas e suburbanas.
O director provincial da Saúde salientou que no município de Menongue as autoridades pretendem vacinar mais de 60 mil mulheres em idade fértil, uma vez que é nesta localidade que existem mais casos de mortes por tétano, em bebés e mulheres grávidas. Fernando Cassanga apontou a necessidade de todas as mulheres em idade fértil aderirem em massa à campanha, uma vez que a vacina vai imunizar jovens e grávidas. O director provincial da Saúde apelou às grávidas e parteiras tradicionais para escolherem as unidades sanitárias, como os melhores lugares para se efectuarem os partos.
O vice-governador da província para o sector económico, Ernesto Kiteculo, salientou que o direito à vida e à saúde são fundamentais, para que uma sociedade cresça e se desenvolva sadiamente.
 Por isso, o Executivo assumiu o compromisso da redução da mortalidade materna e de crianças menores de um ano.
“Com esta aposta, aumentámos a esperança de vida, concretizando um dos 11 compromissos com a criança e o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, até 2015”, referiu Ernesto Kiteculo. O director da Saúde disse que um dos objectivos é reduzir, até 50 por cento, a mortalidade materno-infantil, sendo a vacinação uma das estratégias do roteiro para a baixa acelerada das enfermidades.
 O Governo Provincial do Kuando-Kubango está igualmente a envidar esforços para que, no âmbito da estratégia global para a erradicação do tétano neo-natal, possa fazer chegar as vacinas a todos os municípios, comunas e aldeias.

Tempo

Multimédia