Províncias

Milhares de munícipes estão a ser desparasitados

Cerca de cinco mil habitantes dos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuchi, Cuangar e Nancova,  na província do Cuando Cubango, com idades superior a cinco anos vão ser desparasitados com comprimidos do tipo “Mectizan”, para a prevenção da oncocercose (cegueira dos rios), informou o director provincial da Saúde.

Campanha de desparasitação decorre em toda província
Fotografia: Edições Novembro

Lucas Macai que falava na abertura oficial da campanha de distribuição gratuita de Mectizan, disse que estão disponíveis 1.033 doses de comprimidos, que vão ser  entregue às comunidades por 250  técnicos do sector.
“A oncocercose é uma doença causada pela água do rio e lagoas, locais onde a maioria dos habitantes das comunidades tomam banho e lavam os utensílios domésticos. Portanto, temos alertados as pessoas do  perigo que correm quando utilizam a água destes locais. Já realizámos várias palestras e campanhas de sensibilização mas ainda assim  as populações insistem,” explicou. 
A campanha de  desparasitação enquadra-se no programa do Gabinete Provincial da Saúde de combate contra as doenças tropicais negligenciadas. “Para esta investida  contamos com o apoio da Organização Não Governamental The Mentor Initiative”, disse o director provincial da Saúde.

Tempo

Multimédia