Províncias

Mulheres aptas para o fabrico de sabão

Weza Pascoal | Menongue

Um total de 98 mulheres da Igreja Bom Deus, na província do Cuando Cubango, terminou na semana finda, na cidade de Menongue, uma acção formativa sobre técnicas de fabrico de sabão caseiro.

Mulheres no Cuando Cubango com mais conhecimentos para fabricar sabão caseiro
Fotografia: Santos Pedro

Promovida pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, a acção formativa teve a duração de dois dias, com o objectivo munir as participantes de conhecimentos que lhes permitam fabricar sabão caseiro, uma forma de obterem um ofício e sustentarem as suas famílias. 
A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Florinda Catongo, explicou que o sabão caseiro é feito com base numa mistura homogénea de fuba de milho, soda, óleo de palma e água. Acrescentou que, desde o início deste projecto no Cuando Cubango, em 2015, já foram formadas 148 mulheres das comunidades rurais, das quais 30 pertencentes à comunidade khoisan.   
Segundo a directora, a ideia é estender o projecto em todas as comunas e aldeias da província, para que as mulheres, sobretudo as das comunidades rurais, possam beneficiar da acção formativa e reduzir a fome e a pobreza.  “Estamos a trabalhar para que estas mulheres criem associações para o fabrico do sabão e sempre que tiverem dificuldades em adquirir a soda, que é o elemento mais difícil de se encontrar no mercado, solicitem à Direcção da Família e Promoção da Mulher para ajudá-las a obter este produto, que é fundamental”, disse.
Explicou que a sua instituição remeteu uma informação a todas as administrações municipais no sentido de criarem as condições necessárias para que os técnicos da Direcção da Família e Promoção da Mulher se desloquem aos municípios para dar formação às mulheres interessadas.
Florinda Catongo disse que, apesar dos esforços, as mulheres da província necessitam de mais oportunidades para se inserirem no mercado de trabalho, como incentivos financeiros para desenvolverem pequenos negócios e sustentarem as suas famílias.

Tempo

Multimédia