Províncias

Mulheres recebem meios agrícolas

Nicolau Vasco| Menongue

Mulheres rurais associadas em cooperativas, no município de Menongue, Cuando Cubango, beneficiaram de instrumentos agrícolas da Administração local, para o fomento da agricultura e com o objectivo de melhorarem as suas condições de vida.

Para o efeito, a Administração Municipal de Menongue entregou 20 charruas de tracção animal, 75 enxadas, 60 catanas, 25 sacos de adubos, entre outros instrumentos agrícolas, que vão permitir as mulheres desenvolverem melhor a actividade no campo.
O administrador municipal de Menongue, Miguel Dala, garantiu que a iniciativa vai se estender às 202 associações e 18 cooperativas de camponeses controlados a nível das três comunas, Missombo, Caiundo e Jamba Cueio, por deterem um grande potencial de produção de cereais e tubérculos.
Salientou que a entrega dos meios visa munir os camponesas de ferramentas adequadas, para que possam aumentar as suas áreas de cultivo na campanha agrícola 2014/2015, no sentido da província e o município conseguirem boas colheitas.
Referiu que, desde os tempos idos, as comunas de Missombo, Caiundo e Jamba Cueio são consideradas localidades potencialmente ricas em terras aráveis e com grandes celeiros de produção de milho, feijão, jinguba, amendoim, soja, mandioca, batatas doce e rena.
O administrador  Miguel Dala avançou que a Administração Municipal de Menongue vai continuar a apoiar todos os camponeses associados em cooperativas, no sentido de revitalizarem os níveis de produção no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza.

Tempo

Multimédia