Províncias

Município de Menongue com mais centros médicos

Carlos Paulino | Menongue

Em cada uma das comunas da Jamba Kueio, Caiúndo e Missombo vai ser construído em 2013 um centro médico de referência, anunciou ontem o administrador municipal de Menongue.

Expansão dos serviços da Saúde tem como objectivo baixar os índices de mortalidade
Fotografia: Jornal de Angola

Em cada uma das comunas da Jamba Kueio, Caiúndo e Missombo vai ser construído em 2013 um centro médico de referência, anunciou ontem o administrador municipal de Menongue. Antunes Huambo, que fez o anúncio na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, também revelou que vão ser construídas mais salas de aulas a pensar nas cerca de duas mil crianças que ainda estão fora do sistema de ensino.
O município, referiu, tem 62 escolas, o que permitiu no último ano lectivo matricular 82.556 alunos da iniciação ao segundo ciclo do ensino secundário.

Balanço positivo


Para 2013, afirmou, está igualmente previsto requalificar a cidade de Menongue, que vai mudar radicalmente a imagem da capital da província, e a entrada em funcionamento da central térmica, com capacidade para dez megawatts.   
O administrador recordou que o município teve este ano vários melhoramentos, entre os quais referiu a inauguração de dez escolas, da casa da juventude, dois centros médicos, Palácio da Justiça, um Balcão Único do Empreendedor, a estação principal do Caminho-de-Ferro de Moçamedes, em Menongue, com a circulação do comboio, e dos troços rodoviários entre a capital da província e as localidades de Caiúndo, Cuchi e Kuelei.
Também foram inauguradas a central de enchimento de gás e de armazenamento de combustível, bem como seis pequenas pontes que facilitam a ligação da cidade aos bairros de Saprinho, Vitória, Boa vida, Saúde, Pandera e Tomás. 
Outro dos benefícios registados no município foi a atribuição de micro crédito de campanha agrícola a mais de 150 camponeses associados em cooperativas, que tem permitido a revitalização do sector agrícola. O município de Menongue, disse o seu administrador, ergue-se diariamente dos escombros da guerra.

Tempo

Multimédia