Províncias

Notificados 37 casos de Sida em gestantes de Menongue

Lourenço Bule | Menongue

O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV), da Maternidade Provincial do Cuando Cubango, notificou 37 casos de VIH/Sida em mulheres gestantes, de Janeiro a Março do ano em curso, informou, na cidade de Menongue, a directora administrativa da referida unidade sanitária.

Mulheres grávidas na província são aconselhadas a fezerem o teste de VIH/Sida para saberem do seu estado serológico
Fotografia: Nicolau Vasco I|EdiçõDIÇÕES NOVEMBRO

Ondina Dala, que falava à imprensa durante a visita de constatação efectuada pelos deputados do círculo provincial do Cuando Cubango, afirmou que os casos positivos resultaram da testagem de 1.342 mulheres, das quais 146 adolescentes, que aderiram às consultas pré-natal e aos testes de VIH/Sida.

Considerou bastante positivo o número de mulheres que procuram o Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV), para saberem do seu estado serológico e fazerem o corte de transmissão vertical, para evitar o contágio do VIH/Sida da mãe para o filho.

Salientou que, durante o período em referência, foram realizados 694 partos institucionais, observando-se 667 nados vivos e 27 mortos e aconselhadas 1.342 mulheres em estado de gestação.

Notícia em desenvolvimento...

Tempo

Multimédia