Províncias

Notificados casos de tuberculose no Kwanza-Norte

André Brandão | Ndalatando

O programa de controlo da tuberculose no Kwanza-Norte registou 207 novos casos durante o primeiro trimestre do corrente ano.

O programa de controlo da tuberculose no Kwanza-Norte registou 207 novos casos durante o primeiro trimestre do corrente ano.
O supervisor do programa provincial de controlo da tuberculose, Barros Pegado, disse que 110 casos foram diagnosticados no município de Cazengo, 67 em Cambambe e 30 no Lucala.
Aquele considerou urgente a criação de um centro de saúde adequado para o tratamento e internamento de doentes com tuberculose no  município de Cazengo, e de laboratórios para a realização de exames de baciloscopia, em Samba-Cajú e Ambaca.
Barros Pegado disse que a falta de espaço para o tratamento de casos de turbeculose tem criado muitos transtornos, pelo que os doentes  são internados no hospital provincial, em vez de estarem num dispensário.


Ocorrências no Andulo
 

Pelo menos 37 casos de tuberculose foram registados, até Abril deste ano, na vila do Andulo, província do Bié, disse o supervisor local do centro de luta contra a tuberculose e lepra, Tiago Daniel, em entrevista, na quarta-feira, ao Jornal de Angola.
Tiago Daniel explicou que, nos últimos meses, os casos de tuberculose tendem a aumentar no Andulo, devido, sobretudo, à fuga de muitos pacientes do tratamento ambulatório. Acrescentou que o consumo desregrado de bebidas alcoólicas e a falta de alimentação adequada são as principais causas do aumento da tuberculose.

Tempo

Multimédia